Baleias-francas já estão em grande número no litoral catarinense

0
8

As expectativas de uma temporada repleta de baleias-francas no litoral catarinense, em função de suas primeiras aparições mais cedo, já no final de maio, parecem se concretizar. A temporada anual corresponde entre julho e novembro, porém, de 02 a 03 deste mês há o registro de pelo menos 33 delas, incluindo 13 filhotes, sem contar dois pares de mãe e filhote avistados no litoral do Rio de Janeiro e em Ilhabela (SP), na última semana. Este grande número também traz notícias tristes, como o encalhe de dois filhotes, em praias de Imbituba e Arroio do Silva (SC), nos últimos dias.

Segundo Karina Groch, diretora e pesquisadora do ProFRANCA, que monitora e estuda esses mamíferos na costa brasileira, com patrocínio da Petrobras, ainda é cedo para afirmar se a temporada será de mais ou menos baleias que nas anteriores. Mas ela considera o resultado até agora um bom sinal. “Também estudamos hipóteses para elas terem chegado mais cedo. A principal é o fenômeno El Niño, que influencia na disponibilidade de alimento na Antártica e, consequentemente, na migração para as áreas de reprodução, como nosso litoral”, explica, com cautela.

As baleias-francas procuram o sul do Brasil, especialmente o litoral de Santa Catarina, para o nascimento dos filhotes – a região é considerada um berçário para a espécie. Caçadas durante séculos, até o início dos anos 1970, quase chegaram à extinção e ainda são consideradas uma espécie ameaçada. “A conscientização, estudos e monitoramento resultaram em uma taxa de crescimento estimada em 4,8% ao ano. Um percentual bastante expressivo”, comemora Karina.

Atualmente, o ProFRANCA tem no Catálogo Brasileiro de Fotoidentificação das Baleias-Francas, mantido pelo projeto, mais de 1.100 baleias-francas catalogadas desde 1987. Algumas delas já em águas catarinenses neste ano. “Contabilizamos ao menos oito velhas conhecidas até agora”, diz Karina.

DEIXE UMA RESPOSTA